Delegação moçambicana conhece funcionamento das sessões do TCU

Na tarde do dia 22 de março de 2018, representantes do Tribunal Administrativo da República de Moçambique e da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) estiveram no Tribunal de Contas da União (TCU) para conhecer o funcionamento da Secretaria das Sessões (Seses) e visitar a Secretaria-Geral da Organização das Instituições Superiores de Controle da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OISC/CPLP). 

Estiveram presentes o juiz-conselheiro Amilcar Ubisse, o controlador-geral adjunto, Ivan Estajo, a chefe do Cartório da Secção de Contas, Sandra Mabota e o representante da GIZ Carlos Maurício Figueiredo. 

O secretário da Seses, Marcio André Santos de Albuquerque, apresentou a estrutura da secretaria, que é responsável por dar suporte técnico e operacional antes, durante e depois das sessões dos três colegiados do TCU. Além disso, a unidade publica as deliberações, trata e divulga a jurisprudência da Casa. 

O secretário respondeu a perguntas dos representantes do tribunal moçambicano e destacou também que a Seses dá suporte tecnológico aos gabinetes das autoridades na gestão dos sistemas utilizados na preparação e no andamento das sessões. A comitiva conheceu ainda as instalações da Sala das Sessões Ministro Luciano Brandão Alves de Souza e da Sala das Câmaras. 

A seguir, a delegação moçambicana foi recebida pelo ministro Walton Alencar Rodrigues, secretário-geral da OISC/CPLP, com quem trataram do mesmo assunto a partir de uma perspectiva global. A visita foi coordenada pela Secretaria de Relações Internacionais (Serint).

mocambique-TCU3.jpg