Representantes do Tribunal de Moçambique visitam o TCU

O Tribunal de Contas da União (TCU) recebeu, no dia 31 de janeiro de 2018, a visita de uma comissão do Tribunal Administrativo da República de Moçambique. A Entidade de Fiscalização Superior (EFS) africana enviou ao Brasil o juiz-conselheiro Januário Guibunda e o procurador-geral de Contas, André Paulo Cumbe. A visita tem o objetivo de estabelecer intercâmbios com os Tribunais de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) e do Distrito Federal (TCDF), nas áreas de Meio Ambiente, Desempenho e Controle Concomitante.

Os dois representantes moçambicanos, que são lusófonos, acompanharam parte da sessão plenária do TCU e, ao final, foram saudados pelos ministros e ministros-substitutos da Casa que se encontravam presentes. Mais tarde, tiveram a oportunidade de conhecer as demais dependências do Tribunal.

Na parte final da visita, Guibunda e Cumbe foram recebidos pelo ministro Walton Alencar Rodrigues, em seu gabinete. As três autoridades conversaram a respeito de semelhanças e diferenças entre as duas Cortes de Contas, principalmente no que envolve os limites e a extensão das competências das duas EFS. Na oportunidade, também dialogaram sobre temas como a importância da transparência e do controle social.