Instituições Superiores de Controle da OISC-CPLP e AFROSAI-E reforçam compromisso com a agenda global de igualdade de género

O Tribunal de Contas da União (TCU) do Brasil organiza atualmente a terceira edição do programa “Mulheres na Liderança”, que tem como foco promover o desenvolvimento de servidoras que ocupam ou aspiram ocupar cargos de liderança em suas Instituições Superiores de Controle. Esta edição especial do programa conta com a participação das Instituições Superiores de Controle da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OISC-CPLP) e da AFROSAI-E. A segunda etapa do programa foi realizada presencialmente em Pretória, África do Sul, entre os dias 13 e 17 de outubro de 2025, fortalecendo a cooperação internacional e o empoderamento feminino no âmbito das entidades de controle.

A primeira etapa da formação decorreu em formato híbrido, de 6 a 8 de outubro, com debates sobre a transversalidade de género, a liderança transformadora e os desafios enfrentados pelas mulheres na administração pública. Esta iniciativa conta com o patrocínio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que apoiou o projeto para a promoção da política de género nos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da AFROSAI-e.

Durante a etapa presencial, as participantes aprofundaram o diálogo sobre políticas de género nos países africanos, boas práticas institucionais e estratégias para fortalecer a representatividade feminina nas esferas de decisão.

A última etapa do programa, prevista para dezembro de 2025, será dedicada à apresentação dos trabalhos finais, nos quais as participantes refletirão sobre os avanços e os desafios na promoção da equidade de género nas suas realidades institucionais.