TA Moçambique – Desenvolvimento e Fortalecimento Institucional – Presidente do TA apela ao envolvimento de todas as áreas.

A Presidente  do Tribunal Administrativo (TA), Lúcia Maximiano do Amaral, afirmou, quarta-feira (22.09), em Maputo, que todas a conjugação de esforços, por todas as áreas, é fundamental para o pleno alcance das atribuições da Instituição.

Lúcia Maximiano do Amaral, que falava no âmbito das visitas que efectuou ao Sector dos Transportes, ao Laboratório de Auditoria de Obras, ao Arquivo Intermédio, Recepção do TA e do encontro que manteve com parte dos técnicos da Contadoria de Contas e Auditorias (CCA), frisou ser necessário ter-se a visão clara do que se pretende atingir, a breve, médio e longo prazos.

Na área dos Transportes, a título exemplificativo, a Presidente do TA disse ser uma área importante e que deve estar sempre atenta e, em movimento constante, sobretudo, por ser transversal para a tramitação de expediente e movimentação do pessoal para os diversos pontos.

No Laboratório de Auditoria de Obras, a Presidente ficou a saber da necessidade de um quadro técnico da especialidade para o aprimoramento das análises laboratoriais levadas a cabo pela área, bem como da necessidade de contratação de uma firma especializada para a manutenção dos equipamentos ali instalados, tendo apelado a um trabalho rigoroso, que concorra para a solução das preocupações apresentadas.

Na passagem pelo Arquivo Intermédio do TA, a Presidente do TA mostrou-se satisfeita com o equipamento de conservação documental, que segundo disse, garante a boa preservação do património, apelando, contudo, para o necessário processo de digitalização.

Na Recepção do TA, reafirmou ser aquele o ponto de entrada e que deverá redobrar esforços para garantir a segurança e boa qualidade de atendimento ao público.

Já no encontro que manteve com parte dos técnicos da CCA, foram expostas à Presidente do TA, algumas preocupações relacionadas com a exiguidade de espaço físico de trabalho, a necessidade de capacitação técnica e desenvolvimento profissional, tendo a Presidente do TA solicitado aos responsáveis das áreas visadas a esclarecerem sobre o trabalho em curso visando solucionar as inquietações.

A dirigente apelou à entrega e dedicação de todos para o cumprimento com zelo e dedicação das suas actividades, que concorrem, de forma alargada, para o cumprimento das metas e da missão do Tribunal Administrativo, de garantir a justiça administrativa, fiscal e aduaneira ao cidadão bem como a boa gestão dos dinheiros públicos.

A Presidente do TA fez-se acompanhar, nestas visitas pela Secrtetária-Geral do TA, Ana Maela, pelo seu Assessor, Patrício Sande, pelos Directores dos Recursos Humanos, Joaquim Panguana, de Administração e Finanças, Beatriz Gulela, de Sistemas de Informação e Comunicação, Inês Matsimbe, pela Directora do Gabinete da Presidente do TA, Eurídice Melanie e pelo responsável pela área de Planificação, Cláudio Chitsonzo.