TA reforça integridade Institucional com aplicação da ferramenta IntoSAINT

 

GESTORES do Tribunal Administrativo (TA), a diversos níveis, participaram, recentemente, em Maputo, numa capacitação que incidiu sobre aplicação da ferramenta IntoSAINT. Trata-se de uma aplicação concebida para autoavaliação da integridade das Instituições Superiores de Controlo (SAIs), permitindo analisar riscos e vulnerabilidades de integridade.

Falando na abertura da sessão, em representação da Direcção do TA, Sandra Cardoso, Directora Nacional de Recursos Humanos, sublinhou a relevância da acção para o fortalecimento institucional. “Esta aplicação tem como principal objectivo apoiar o TA na formulação de recomendações de gestão, com vista ao reforço da integridade, aumento da consciencialização dos funcionários relativamente a políticas de integridade personalizadas, bem como na promoção da confiança por parte dos cidadãos e das instituições”, destacou.

Por seu turno, Carlos Maurício, Especialista Internacional em SAIs, em representação da Agência de Cooperação Alemã (GIZ), entidade que apoia o fortalecimento da capacidade interventiva do TA, passou em revista os antecedentes, a origem e a finalidade da ferramenta IntoSAINT, caracterizando-a como uma solução inovadora, que permitirá ao Tribunal realizar uma autoavaliação da sua integridade, identificar vulnerabilidades e mapear riscos associados.

A sessão, marcada por uma abordagem prática, expositiva e interactiva, foi ministrada por Gorden Amon Kandoro, responsável pela área de Formação e Desenvolvimento Institucional, na Organização Africana das Instituições Superiores de Controlo dos Países de Língua Inglesa (AFROSAI-E).

A iniciativa enquadra-se no processo de fortalecimento institucional e visa dotar os gestores do TA de ferramentas essenciais para o reforço da integridade, transparência e confiança pública no desempenho da Instituição.​