TC Angola – Banco Mundial quer estabelecer relação mais próxima com o Tribunal de Contas

03/11/2023

 

O Juiz Presidente do Tribunal de Contas, Dr. Sebastião Gunza, recebeu em audiência na manhã desta quarta-feira, uma delegação do Banco Mundial.

Na ocasião, o representante do Banco Mundial para Angola e São Tomé e Príncipe, Juan Carlos Alvarez, disse que “o Banco Mundial precisa de uma relação mais próxima ao Tribunal de Contas, e cooperar mais com a instituição, no sentido de gerir melhor a implementação dos projectos financiados pelo Banco em Angola”.

O responsável do BM para Angola e São Tomé, disse ainda que devido a natureza do Tribunal de Contas, o Banco tem interesse em realizar um workshop com carácter formativo em parceria com o Tribunal de Contas.

Pretende-se que a proposta de formação destaque os aspectos fundamentais da actividade do Banco Mundial e os projectos financiados em Angola.

A reunião que decorreu no Plenário do Tribunal de Contas, Palácio da Justiça, serviu fundamentalmente para que os representantes do BM conhecessem melhor as modalidades de fiscalização e o modus operandi desta Instituição Superior de Controlo das Finanças Públicas.

O Presidente da Corte de Contas, referiu que o Tribunal tem contacto com vários processos de projectos financiados pelo Banco Mundial, e informou que muitas vezes além de os mesmos serem mal instruídos, são submetidos na língua inglesa, o que de certo modo desconforta a concepcção dos vistos.

O Magistrado referiu ainda que a Direcção do Tribunal de Contas, está ávida pela realização do workshop, para perceber na prática a concepcção dos contratos efectuados por esta instituição financeira internacional e aferir de que modo poderá contribuir para que haja mais lisura na execução dos mesmos.