TC Angola – Juíza Presidente valoriza acções de capacitação da AFROSAI-E aos membros.

A Juíza Conselheira Presidente do Tribunal de Contas, Exalgina Gambôa, valorizou , as acções formativas que têm sido promovidas pela AFROSAI-E junto dos seus membros nos últimos anos.

A Juíza Presidente fez estas declarações durante uma entrevista que concedeu por via da plataforma Zoom à Agência Sueca de Cooperação Internacional (ASDI) no âmbito do desenvolvimento da AFROSAI-E.

Com esta entrevista, a ASDI recolheu informações necessárias junto da Juíza Presidente para avaliar a acção da AFROSAI-E nas Instituições Superiores de Controlo dos países membros de 1991 a 2021.

Na sequência da entrevista, a Presidente do TC avançou que a formação ministrada pela AFROSAI-E tem contribuído para a capacitação técnica dos quadros do Tribunal que dirige.

Por conseguinte, Exalgina Gambôa pretende reunir o maior número possível de técnicos especializados a fim de elevar os níveis de eficácia do trabalho da Instituição.

Dos 56 países membros que integram a AFROSAI-E, (6) seis, dentre os quais Angola, foram escolhidos para serem analisados pelo órgão sueco (ASDI), ao abrigo do processo de avaliação da acção da AFROSAI-E nos países membros.

Fonte: https://www.tcontas.ao/noticias/abrir_noticia/188