TC Angola – Presidente do TC e Ministra do ambiente abordam Auditorias Coordenadas às Áreas Protegidas.

A Juíza Presidente do Tribunal de Contas, Dra. Exalgina Gambôa, reuniu-se em 12 de janeiro, com a Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, por meio da plataforma zoom, para abordar as Auditorias Coordenadas às áreas protegidas.

As auditorias deste género serão realizadas no âmbito do Plano Internacional de Auditorias da OISC-CPLP, em que cada Instituição Superior de Controlo irá, simultaneamente, auditar as entidades jurisdicionadas, sob coordenação da organização.

A Dra. Exalgina Gambôa referiu que a actuação do Tribunal será baseada no Plano Interno de Auditorias e que já foram definidas as áreas protegidas que serão auditadas.

“De entre os parques que o Tribunal de Contas identificou, para já nós vamos visitar cinco seleccionados. O primeiro será o Parque Nacional do Iona, e a seguir os parques nacionais da Kissama, Bicuar, Cangandala e o parque do Maiombe”, disse.

Angola, segundo Ministra Ana Paula de Carvalho, é um dos países que possui extensas áreas de conservação.

“Angola é um dos países africanos com um número relativamente elevado de áreas de conservação. As áreas protegidas, representam de 13 por cento do território”.

Actualmente Angola conta com 14 áreas de conservação, divididas entre 9 parques e 5 reservas nacionais.

Fonte: https://www.tcontas.ao/noticias/abrir_noticia/259