TC Angola – Tribunal de Contas de Angola na cimeira das instituições de controle do G20

24/06/2024

O Presidente do Tribunal de Contas de Angola, Sebastião Domingos Gunza, destacou o desempenho do Estado angolano na identificação das respostas nacionais à problemática da seca no Sul de Angola, as iniciativas para a erradicação da fome e a pobreza, e o papel que o Tribunal de Contas desempenha no escrutínio dos programas governamentais financiados com dinheiro público.
O Juiz falava na Cúpula Anual das Instituições Superiores de Controlo dos países que integram o G20(SAI20), que decorreu de 16 a 18 de Junho, em Belém, Estado do Pará, Brasil.
Na mensagem dirigida aos seus homólogos do G20 e altos responsáveis de países observadores, o Juiz Presidente do Tribunal de Contas, destacou as ações realizadas, ligadas a urgência do combate à seca, a transição energética, a ação climática e os objetivos de desenvolvimento sustentável, para que Angola possa cumprir os compromissos internacionais, tendo no Presidente da República, João Lourenço, o principal impulsionador.
Durante a reunião, os líderes das Instituições Superiores de Controlo das 20 maiores economias do mundo reforçaram o compromisso no esforço conjunto de combate à fome e à pobreza, sustentabilidade social e económica e as alterações climáticas.
Angola foi uma das cinco nações africanas que participou no evento, na qualidade de observador. Os avanços registados no último ano pelo órgão fiscalizador das contas públicas, foi o mote para o convite, num momento em que está em curso um novo ciclo de aproximação às organizações internacionais especializadas no controlo externo.
O G20 é o principal fórum de cooperação económica internacional, reunindo 80% do PIB global, 75% das exportações e cerca de 60% da população mundial.
O SAI20 é composto pelas 19 Instituições Superiores de Controlo dos países que compõem o G20, com destaque para os Estados Unidos da América, Alemanha, França, África do Sul, Reino Unido, Japão e Índia.
A delegação angolana foi liderada pelo Juiz Presidente, Sebastião Domingos Gunza e integrou a Juíza Conselheira, Arlete Conceição, o Consultor do Juiz Presidente, Milcon Ngunza e a Coordenadora para Área de Cooperação Internacional, Helena Antunes.