Uma delegação do Tribunal de Contas de Angola realizou recentemente, uma visita oficial aos Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios de São Paulo, no Brasil, com o objectivo de estabelecer parcerias no domínio da formação de quadros.
A missão foi chefiada pelo Venerando Juiz Conselheiro Dr. Manuel José Domingos, acompanhado pelo seuConsultor para a Área Económica, Dr. Kissongo Joaquim Felismino dos Santos.
Durante a visita ao Tribunal de Contas dos Municípios de São Paulo, a delegação angolana foi recebida pelo Conselheiro Presidente Domingos Dissei, que, juntamente com a sua equipa, apresentou as boas práticas adoptadas pela instituição, destacando um recente trabalho de fiscalização concomitante que permitiu uma economia de 500 milhões de Dólares americanos ao Estado brasileiro.
Já no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, a comitiva foi acolhida pelo Conselheiro Presidente António Roque Citadini, que expressou interesse em fortalecer as relações institucionais com Angola. Durante o encontro, foi discutida a possibilidade de assinatura de um protocolo de cooperação na área da formação, com vista à capacitação dos técnicos do Tribunal de Contas de Angola.
A delegação também visitou a Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, onde recebeu garantias de que será enviada, oportunamente, uma lista de cursos e programas de capacitação adequados às necessidades do Tribunal de Contas de Angola. Além disso, foi destacada a possibilidade de realização de formações on-line, permitindo uma maior acessibilidade e flexibilidade na capacitação dos técnicos.
A missão foi considerada altamente produtiva, ficando agora a cargo do Tribunal de Contas de Angola dar seguimento às iniciativas para formalizar os protocolos de cooperação e viabilizar as formações.
Com esta acção, o Tribunal de Contas de Angola reafirma o seu compromisso com o fortalecimento institucional e a qualificação dos seus quadros, alinhando-se às melhores práticas internacionais na fiscalização e controlo da gestão pública.