TC Guiné Bissau – Tribunal de Contas da Guiné-Bissau acolhe VII Seminário e Assembleia Geral Extraordinária da OISC/CPLP.

Decorre em Bissau, entre os dias 9 e 12 de Maio, o VII Seminário e Assembleia Geral Extraordinária da Organização das Instituições Superiores de Controlo (ISC) da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que reúne os Presidentes dos Tribunais de Contas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, promovido pelo Tribunal de Contas da Guiné-Bissau.

A Cerimônia de Abertura foi presidida pelo Presidente da República Umaro Sissoco Embaló, ladeado pelo Presidente do Tribunal de Contas da Guiné-Bissau, Amadu Tidjane Baldé e pelo Secretário Geral da OISC/CPLP, Ministro Walton Alencar Rodrigues.

O VII Seminário tem em agenda a aprovação, em Assembleia Geral Extraordinária, da Reforma do Estatuto da OISC/CPLP e da designada DECLARAÇÃO DE BISSAU, que traduz os resultados e as conclusões decorrentes dos trabalhos realizados sob os temas (1) a contribuição das ISC no combate à corrupção e sua relevância na implementação da agenda 2030 e (2) as instituições superiores de controlo em tempos de crise e os desafios da sustentabilidade.

A OISC/CPLP é uma associação autônoma e independente, criada para fomentar o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de suas Instituições Membros, mediante a promoção de ações de cooperação técnica, científica e cultural no campo do controle e da fiscalização do uso dos recursos públicos. Foi criada em 1995 e é Membro Associado do Intosai desde 2010.

 

Fonte : http://www.tribunaldecontas.gw/artigo.php?id=17