O TCP anunciou a publicação da sexta edição da “Revista do Tribunal de Contas”, que abrange o período de julho a dezembro de 2023. Com um conteúdo diversificado e informativo, a revista apresenta uma análise das atividades mais relevantes desenvolvidas pelo Tribunal, oferece um espaço para a divulgação de artigos científicos e técnicos, além da divulgação de várias notícias sobre temáticas de maior relevância, nacional e internacional, no domínio dos Tribunais de Contas e Instituições congéneres no período supracitado.
A nova edição é composta por uma seleção de artigos científicos que abordam questões relacionadas à fiscalização financeira e orçamentária, além de apresentar um panorama das atividades mais relevantes levadas a cabo pelo Tribunal de Contas de Portugal no segundo semestre de 2023, destacando as auditorias, fiscalizações e demais ações que evidenciam o compromisso da instituição com a transparência e responsabilidade na gestão dos recursos públicos.
A revista não se limita apenas às fronteiras nacionais, tendo em vista que busca também, transmitir as notícias mais relevantes no contexto internacional relacionadas aos Tribunais de Contas e Instituições semelhantes.
Ademais, a revista dedica um espaço ao Arquivo Histórico do Tribunal de Contas de Portugal, destacando nesta edição dois documentos de grande importância. Um deles, baseado nas contas de gerência de 1945 (Obras da Cidade Universitária de Coimbra) e o segundo documento sendo um relatório que aborda a participação de Portugal no 1.º Congresso Internacional de Tribunais de Contas, ocorrido em 1953, um marco histórico da criação da INTOSAI.
A publicação está disponível de forma gratuita e os interessados podem acessar a versão online da Revista do Tribunal de Contas nº 6 diretamente no site oficial do Tribunal de Contas de Portugal ou no link a seguir: rtc-2023-06.pdf (tcontas.pt)
Diretor da Revista: Presidente do Tribunal de Contas de Portugal, Sr. José F. F. Tavares
Coordenador Editorial: Vice-Presidente do Tribunal de Contas, Sr. António Francisco Martins
Fonte: Tribunal de Contas de Portugal