TC Portugal – Tribunais de Contas da CPLP reunidos em Bissau.

Os Presidentes dos Tribunais deslocaram-se a Bissau, nos dias 10 a 12 de maio, para participar da Assembleia Geral da Organização dos Tribunais de Contas da CPLP e visitar o Tribunal de Contas da Guiné-Bissau.

A Assembleia Geral deliberou, além de outros assuntos, prosseguir com as diligências no sentido de a Língua Portuguesa ser consagrada como Língua oficial da INTOSAI (Organização Mundial dos Tribunais de Contas). ​A reunião foi precedida de um seminário tendo como temas o combate à corrupção e a Agenda 2030 das Nações Unidas e o controlo das finanças públicas em tempos de crise e os desafios da sustentabilidade. 

Os Presidentes dos Tribunais de Contas foram recebidos pelo Presidente da República da Guiné-Bissau, pelo Presidente da Assembleia Nacional e pelo Vice-Primeiro-Ministro.

No dia 11 de Maio,  José Tavares proferiu uma palestra dirigida a gestores públicos da Guiné-Bissau, sobre o tema “O papel dos Tribunais de Contas na boa gestão da coisa pública”.

No final da visita foi celebrado um Protocolo de Cooperação científica e técnica entre os Tribunais de Contas de Portugal e da Guiné-Bissau, tendo em vista reforçar os laços entre ambas as Instituições.

Nesta deslocação a Bissau, o Presidente fez-se acompanhar pela Subdiretora-Geral Maria da Conceição Ventura e pela Auditora-Coordenadora Maria da Conceição Poiares.

 

Fonte: https://www.tcontas.pt/pt-pt/MenuSecundario/Noticias/Pages/n20220512-1.aspx