TCU Brasil – Bruno Dantas participa da 75ª Reunião Global do Conselho Diretivo da Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores.

O vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, participou da 75ª Reunião Global do Conselho Diretivo da Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (Intosai).

O encontro, realizado virtualmente, foi conduzido pelo presidente da Intosai, Aleksei Kudrin, da Entidade Fiscalizadora Superior (EFS) da Federação Russa. A secretária-geral da entidade, Margit Kraker, da EFS da Áustria, apoiou a realização da reunião, contabilizando as votações.  Além desses, integrantes de EFS de diversos países participaram, entre os quais Arábia Saudita, Estados Unidos, África do Sul, Índia, Noruega, Chile, República dos Camarões e Tunísia, representando os comitês e órgãos regionais da Intosai. Pelo TCU estiveram presentes a titular da Secretaria de Relações Internacionais (Serint), Anahi Maranhão, e a diretora de Cooperação Internacional, Paula Hebling.

Incosai – Em sua exposição inicial, o ministro Bruno Dantas apresentou o relatório das ações operacionais em curso para a realização do XXIX Congresso Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (Incosai) em 2022. “Estou ciente de que a pandemia ainda é um sério motivo de preocupação em todo o mundo. Mesmo com a aceleração do processo de vacinação, a situação não está sob controle e ainda não há certeza de quando poderemos viajar e nos encontrar pessoalmente em um grande evento como o Incosai. Mesmo assim, há otimismo, e o TCU avança na organização do evento. Vamos continuar discutindo com a secretaria-geral da Intosai as opções e as repercussões de possíveis cenários [futuros]”, disse.

O congresso é o órgão supremo da Intosai e reúne os membros titulares, associados e afiliados da organização. A 24ª edição do encontro está prevista para ocorrer no Brasil, de 7 a 11 de novembro do ano que vem. Após o congresso, a Corte de Contas assumirá a posição de presidente da entidade, permanecendo à sua frente até o ano de 2025.

Estratégia de Comunicação – Bruno Dantas destacou que a comunicação é uma área de especial interesse e deverá ser uma das prioridades da gestão do TCU na condução da Intosai. Para iniciar esse processo, o ministro propôs a criação de uma força-tarefa para atualizar a Estratégia de Comunicação da Intosai (que data de 2010) e orientar sobre o uso dos sites e da marca da organização.

A iniciativa foi aprovada por unanimidade durante a reunião. E recebeu o reconhecimento do representante da EFS da Arábia Saudita, Hussam Alangari: “Gostaria de reconhecer o engajamento do vice-presidente da Intosai, Bruno Dantas, pela criação de uma Estratégia de Comunicação para a Intosai e pela proposição de uma força-tarefa para implementá-la”, disse.

Presidência do PSC – O  ministro também apresentou um panorama do relatório de atividades do Comitê de Normas Profissionais (PSC). Desde 2016, o TCU exerce a Presidência do PSC, que é responsável pelo quadro de normas profissionais de auditoria.

Atual presidência – Ao abrir a reunião, o presidente da Intosai, Aleksei Kudrin, observou que a pandemia de Covid-19 exaltou a importância de alguns princípios da Declaração de Moscou, aprovada em 2019, durante o XXIII Intosai. Entre eles: a necessidade aplicação de novos modelos de auditoria, o uso de novas tecnologias para a análise de dados e o fomento à educação digital.

Kudrin também ressaltou a criação da Universidade Intosai (U-Intosai), aprovada na 74ª reunião do Comité Diretivo da entidade, em novembro de 2020. Segundo ele, até o momento foram realizados 52 cursos em sete idiomas, sendo 17 em português, 14 em russo e sete em espanhol.

Fonte: https://tcucloud.sharepoint.com/sites/UniaoMais/SitePages/Bruno-Dantas-participa-da-75%C2%AA-reuni%C3%A3o-do-Conselho-Diretivo-da-Intosai.aspx