TCU Brasil-Centro de Documentação avança na tradução do Vocabulário de Controle Externo do TCU.

 

Com a diversidade de termos e conceitos especializados utilizados em cada área do conhecimento e com a demanda por maior rapidez e facilidade na recuperação da informação, é crescente a necessidade do desenvolvimento de sistemas mais efetivos de organização e gestão de informações. Há diversos instrumentos para representar o conhecimento, sendo um deles o Tesauro, ferramenta auxiliar no processo de busca e recuperação da informação e que é registrado em uma linguagem documentária. O uso de linguagens documentárias, como instrumento de representação e recuperação da informação é que permite a comunicação entre conteúdo e usuário. A linguagem documentária de um tesauro apresenta características particulares tais como hierarquia de assuntos, relações associativas e uma estrutura baseada no relacionamento entre termos.

Elaborado pelo Centro de Documentação (Cedoc), do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), o VCE – Vocabulário de Controle Externo é o Tesauro do TCU, uma ferramenta para padronizar e organizar informações especializadas sobre o Controle, deixando mais rápido e preciso o intercâmbio de informações entre sistemas e bases de dados.

O VCE possui um aplicativo próprio, desenvolvido em Apex e apresenta definições de conceitos técnicos, sinonímias, contextualização de termos especializados e conceitos relacionados. A base de dados conta atualmente com cerca de 25.000 descritores e pode ser utilizada em dois momentos: para indexar o conteúdo de um documento por meio de palavras-chave e para pesquisar informação com termos exatos e resultados precisos. Além disso, o VCE também pode ser usado como um tipo de glossário para encontrar o significado de termos e expressões técnicas, próprias do universo diversificado de atuação do Tribunal, que inclui disciplinas como direito, contabilidade, economia, administração e finanças públicas.

Desde agosto de 2021, os termos do VCE vêm sendo traduzidos para os idiomas inglês e espanhol, totalizando neste momento 30% do conteúdo transposto. A ferramenta teve então seu potencial expandido e pode agora também ser utilizada como um tipo de dicionário tradutor de termos para os idiomas inglês e espanhol. A notícia chega num momento oportuno, considerando-se a recente indicação do TCU para assumir a presidência da Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (Intosai), em novembro deste ano.

Conheça o VCE! Críticas e sugestões, fale conosco: GCO@tcu.gov.br

 

Fonte: https://tcucloud.sharepoint.com/sites/UniaoMais/SitePages/Centro-de-Documenta%C3%A7%C3%A3o-avan%C3%A7a-na-tradu%C3%A7%C3%A3o-do-Vocabul%C3%A1rio-de-Controle-Externo-do-TCU.aspx