TCU Brasil – Conheça o modelo de Planner para auditoria feito pelo TCU.

Auditorias são trabalhos que envolvem muitas atividades, desde o planejamento até a preparação do relatório. É uma empreitada que requer da equipe a entrega de uma série de produtos intermediários que devem atender a requisitos de qualidade previstos em normas e boas práticas. Por isso, planejar e gerenciar essas entregas é fundamental para que a auditoria alcance seu objetivo.

 

No intuito de facilitar a gestão das atividades das equipes de auditoria, a Secretaria de Orientação, Métodos, Informações e Inteligência para o Controle Externo e o Combate à Corrupção desenvolveu um modelo no Planner, um dos aplicativos que integram o MS Office, em uso no Tribunal. Esse modelo contém cartões para a grande maioria dos produtos que uma auditoria envolve, tais como visão geral do objeto, inventário de riscos, matriz de planejamento, procedimentos de auditoria e relatório.

 

Cada cartão traz uma “história do usuário” e uma “definição de pronto”, conceitos próprios de métodos ágeis. História do usuário é uma descrição concisa da necessidade do usuário do produto representado no cartão. Já a definição de pronto é uma descrição dos requisitos para que esse produto seja considerado pronto e possa ser entregue. Ter isso definido previamente evita mal-entendidos entre os membros da equipe e o supervisor sobre o que deve ser realizado, diminuindo o retrabalho e melhorando a qualidade final da fiscalização.

 

Para usar o modelo de Planner de auditoria, basta localizar e ingressar na equipe pública do Teams chamada “Ferramentas do NSA” e copiá-lo para o espaço de sua equipe no Teams.

 

O TCU também disponibilizou, por meio deste link, uma apresentação com a visão detalhada de cada cartão do Planner.