TCU Brasil – Inscrições das delegações internacionais para o Incosai 2022 já estão abertas.

As inscrições para o XXIV Congresso Internacional das Instituições Superiores de Controle (Incosai) já podem ser feitas pelo site https://incosai2022.rio.br. Em regra, cada delegação tem direito a três vagas, mas o número pode chegar até cinco participantes, a depender da atuação em grupos de trabalho, comitês e presidência de órgãos na Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (Intosai). A participação é restrita a autoridades e membros da Intosai.

O congresso é o órgão supremo da Intosai. A cada três anos, reúne os membros plenos, associados e afiliados da organização. A edição de 2022 ocorre de 7 a 11 de novembro, no Rio de Janeiro. Neste ano, os debates têm como eixo dois temas: “O trabalho das instituições superiores de controle no contexto da calamidade pública” e “Voz global, resultado global e impacto de longo alcance”. A realização do Incosai no Brasil marca um momento importante para o país no cenário internacional. O TCU assumirá a presidência da Intosai até 2025.

A agenda do encontro inclui reuniões administrativas (Conselho Diretivo, reuniões dos comitês e Sessões Plenárias), sessões técnicas, feira com apresentação dos trabalhos de órgãos da Intosai e organizações regionais. Trata-se de uma oportunidade de compartilhar experiências, discutir problemas e aprovar resoluções e recomendações a fim de aprimorar o controle externo em todo o mundo.

O Incosai do Rio de Janeiro será a oportunidade de fazermos um balanço do que estamos vivendo, de como superamos os desafios impostos pela pandemia para, afinal, contribuir com soluções para uma crise global sem precedentes. Também será uma ocasião para olharmos para frente com otimismo, tendo como base o que realizamos até agora e o enorme potencial de nossa atuação futura,

afirma o ministro Bruno Dantas.

Programação paralela – Na semana do Incosai, o TCU reunirá professores, pesquisadores, organizações internacionais, especialistas e auditores no Museu do Amanhã para debater temas relevantes para a Intosai, incluindo: redução da pobreza, transformação digital, sustentabilidade, participação cidadã, igualdade de gênero, dívida pública e combate à corrupção.

Protocolos de segurança e saúde – Mesmo com o avanço da vacinação contra a Covid-19 em todo o mundo, o Incosai terá um protocolo sanitário próprio. O objetivo é preservar a saúde dos participantes. As principais medidas são:

  • Segurança sanitária:exigência do uso correto de máscara, aferição de temperatura, higienização de ambientes e equipamentos, dispensers de álcool em gel, atendimento ambulatorial, apresentação do esquema vacinal completo (ou devida comprovação de alinhamento à oferta de vacina no país de origem).
  • Distanciamento social: respeito à capacidade máxima do local e avaliação do percentual a ser reduzido de modo a assegurar o distanciamento entre as pessoas no local – em auditórios e áreas comuns, definição de sentido de fluxo nas vias de circulação, filas com distanciamento de 1,5m, realização de inscrições de forma on-line.
  • Comunicação:equipes treinadas para orientações e abordagem aos que estejam descumprindo medidas de segurança sanitária e de distanciamento, campanha visual durante todo o congresso, lembretes pelo sistema de som, orientação de isolamento social a pessoas que estejam com qualquer sintoma suspeito.

Para saber mais sobre o Incosai, acesse a página oficial do Congresso ou encaminhe sua dúvida para o e-mail uniao@tcu.gov.br.

Fonte: https://tcucloud.sharepoint.com/sites/UniaoMais/SitePages/Inscri%C3%A7%C3%B5es-das-delega%C3%A7%C3%B5es-internacionais-para-o-Incosai-2022-j%C3%A1-est%C3%A3o-abertas.aspx