No dia 9 de agosto, o Tribunal de Contas da União (TCU) enviou o formulário da Pesquisa Global do ClimateScanner para as 196 instituições superiores de controle (ISC) que compõem a Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (Intosai). O questionário eletrônico permitirá mapear a experiência e as capacidades das ISC em mudanças climáticas.
O levantamento pretende orientar oportunidades de capacitação para o ClimateScanner no início do ano que vem e identificar eventuais riscos à execução do projeto. Em 2024, todas as ISC ao redor do mundo serão convidadas a aplicar a metodologia em seus respectivos países.
“Nosso objetivo é identificar a experiência e as capacidades das ISC relacionadas ao monitoramento das iniciativas governamentais referentes às mudanças climáticas. Os resultados da pesquisa serão úteis para planejar o ciclo de capacitação no início de 2024”, ressaltou o presidente do TCU e da Intosai, ministro Bruno Dantas, na mensagem direcionada às ISC.
A pesquisa tem nove perguntas que abordam aspectos como, por exemplo, a existência de auditorias focadas em mudanças climáticas, a inclusão do tema nos planos de auditoria das ISC, os desafios enfrentados ao fiscalizar esforços de mitigação da crise do clima e áreas em que as ISC buscam treinamento para melhorar as atividades de auditoria climática. O prazo para envio das respostas é o início de setembro.
O ClimateScanner possibilitará que as ISC analisem as ações governamentais relacionadas às mudanças climáticas e consolidem os resultados em um panorama global abrangente. A avaliação está estruturada em três eixos: governança, financiamento e políticas públicas.
À frente da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (Intosai), o TCU lidera o desenvolvimento da ferramenta. O projeto conta com a colaboração de um Grupo Executivo composto por 18 ISC, além do apoio do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UNDESA), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Banco Mundial.
Link da pesquisa: [https://forms.gle/Qx5pRoqwQ58q3soV7]
Prazo final: 8 de setembro de 2023.
Para obter mais informações sobre o projeto ClimateScanner e para acessar a pesquisa em vários idiomas, visite o site: [https://sites.tcu.gov.br/climatescanner]. Tem dúvidas? Encaminhe-as para: climatesurvey@tcu.gov.br
Fonte: Boletim interno do TCU.