No dia 1º de agosto, a Secretaria de Relações Internacionais (Serint) e a Secretaria de Controle Externo da Agricultura e do Meio Ambiente (SecexAgroAmbiental) realizaram a primeira reunião virtual da Auditoria Coordenada em Áreas Protegidas no âmbito da Organização das Instituições Superiores de Controle da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OISC/CPLP). Participaram técnicos das instituições de controle de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
O encontro teve por objetivo engajar os técnicos das equipes de auditoria participantes e apresentar o fluxo dos trabalhos no âmbito da auditoria coordenada, que inclui o ciclo de capacitação, com três cursos, as fases de planejamento, execução e relatório, e a consolidação dos resultados, incluindo dois workshops técnicos presenciais. Os auditores das ISC participantes já concluíram os dois cursos iniciais (auditoria operacional e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS) e agora estão realizando o curso de Auditoria Ambiental em Áreas Protegidas, a distância.
Esta será a terceira edição da Auditoria Coordenada em Áreas Protegidas, que já teve duas edições anteriores, no âmbito da Organização Latino-americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Olacefs), em 2014 (com 12 países) e 2019 (com 17 países).
A atual edição será realizada com a participação de seis países e conta com o apoio do Programa para a Consolidação da Governança Econômica e Sistemas de Gestão das Finanças Públicas (SGFP) os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste (Pro PALOP-TL ISC Fase II), e do projeto Boa Governação Financeira (BGF) II da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ) em parceria com o Ministério da Administração Estatal e Função Pública (MAEFP) e o Tribunal Administrativo de Moçambique (TA)
A reunião foi realizada por meio da plataforma Microsoft Teams, das 8h às 9h (horário de Brasília), em razão dos diferentes fuso-horários.