TCU Brasil – TCU apresenta candidatura à Junta de Auditores das Nações Unidas para a comunidade internacional

 

Na quinta-feira (25/5), o Tribunal de Contas da União (TCU) apresentou sua candidatura à Junta de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU) para a comunidade internacional. A cerimônia, realizada na sede da ONU, em Nova Iorque, reuniu autoridades brasileiras e diplomatas de mais de 130 missões permanentes da organização.

Na abertura da solenidade, o embaixador Ronaldo Costa Filho, representante do Brasil nas Nações Unidas, ressaltou que o órgão requer auditores com alta qualificação. “Eles precisam dominar metodologias e técnicas modernas de responsabilização e estar conscientes de que a transparência é pilar fundamental para a integridade de todo o Sistema das Nações Unidas”, afirmou.

Para o embaixador, “o Brasil, por meio do Tribunal de Contas da União, tem plena capacidade de fornecer auditoria independente, eficiente e de qualidade para contribuir com a transparência, legitimidade, integridade e funcionamento adequado da ONU”.

O presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, observou que a Corte de Contas brasileira tem sido uma das instituições democráticas mais importantes do país, com mandato e competências estabelecidas em todas as Constituições Federais desde 1891. “Ao longo da história, o Tribunal de Contas desempenhou um papel fundamental na garantia de transparência, responsabilidade e eficiência na administração pública, gerando impactos significativos na qualidade dos serviços públicos e na vida de nossos cidadãos”, afirmou.

Dantas destacou a atuação do TCU no Brasil e no mundo. “Nossa instituição é responsável pelo controle contábil, financeiro, orçamentário, de desempenho e patrimonial das instituições públicas no Brasil, bem como pela legalidade, legitimidade e economicidade”, explicou. O ministro lembrou, que o Tribunal está à frente da Organização Internacional de Instituições Superiores de Controle (Intosai), que reúne 195 países. “Temos orgulho de ser uma instituição de auditoria reconhecida internacionalmente pela qualidade de nosso trabalho, tanto pela comunidade de auditoria quanto por outras organizações internacionais”, disse.

​​​​​​​O advogado-geral da União, Jorge Messias, representou a Presidência da República na cerimônia. Os ministros do TCU Jorge Oliveira e Jhonatan de Jesus também estiveram presentes. O evento contou com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

​​​​

Auditoria externa na ONU

A Junta de Auditores, ou Board of Auditors, é responsável pela auditoria externa em fundos, programas e ações da ONU. Também faz recomendações para aprimorar a governança e gestão dos recursos. O conselho é composto pelos chefes de instituições superiores de controle (ISC) de três países, eleitos pela Assembleia Geral da ONU para mandatos de seis anos. A eleição para a vaga será em novembro deste ano.

Atualmente, fazem parte do grupo o auditor geral da República Popular da China, Hou Kai (mandato 2020-2026); o controlador-geral do Chile, Jorge Bermudez (mandato 2018-2024) e o primeiro-presidente da Corte de Contas Francesa, Pierre Moscovici (mandato 2022-2028). O TCU é candidato à vaga preenchida pela controladoria-geral chilena, cujo mandato terminará em junho de 2024.

 

Fonte: Boletim interno do TCU.