O Tribunal de Contas da União (TCU) deu um passo significativo em direção à ampliação de sua influência global ao iniciar oficialmente as atividades de cooperação internacional com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Workshop realizado no dia 30 de janeiro, no Instituto Serzedello Corrêa (ISC), marcou o início formal da parceria.
A primeira ação é fortalecer a adesão ao ClimateScanner, iniciativa de avaliação global das ações governamentais relacionadas à mudança do clima, liderada pelo TCU na qualidade de presidente da Organização Internacional de Instituições Superiores de Controle (INTOSAI).
Durante o evento, foram estabelecidos os critérios essenciais para a realização das atividades delineadas no Project Document (Prodoc), acordo firmado entre o TCU e o PNUD Brasil no ano passado. Essas ações representam avanço tangível na implementação dos objetivos do projeto de ampliação da voz global da Intosai, sob a liderança da Secretaria de Relações Internacionais (Serint). É importante destacar que o pontapé inicial para esse projeto foi dado com a assinatura de um Memorando de Entendimento entre TCU, Intosai e PNUD em Nova Iorque, em setembro de 2023.
O workshop contou com a participação de representantes da Serint, da Secretaria-Geral Adjunta de Controle Externo (Adgecex), da Unidade de Auditoria Especializada em Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (AudAgroAmbiental) e do Instituto Serzedello Corrêa, evidenciando a colaboração multifacetada e o engajamento de diferentes setores do TCU nesse processo.
A parceria com o PNUD também abre portas para que o TCU possa contribuir mais ativamente para iniciativas globais, como o SAI20 – grupo de engajamento das instituições superiores de controle (ISC) no G20 –, consolidando e fortalecendo sua presença e relevância no cenário global. A expectativa é que essa colaboração resulte em avanços alinhados ao compromisso do TCU com a excelência e a inovação.
Fonte: Boletim Interno do TCU Brasil