TCU Brasil – Tribunal de Conta da União e Ministério das Relações Exteriores discutem realização do INCOSAI 2022.

A presidente e o vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministra Ana Arraes e ministro Bruno Dantas, reuniram-se com o titular do Ministério das Relações Exteriores (MRE), embaixador Carlos Alberto França, para tratar da organização do Congresso Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (Incosai).

 

O encontro, ocorrido no último dia 6, também contou com a presença do secretário-geral da Presidência, Adriano Amorim, e da secretária de Relações Internacionais, Anahi Pereira. Pelo Ministério, estiveram presentes a chefe do Escritório de Representação Regional do Rio de Janeiro, embaixadora Márcia Maro, e o secretário de Controle Interno, embaixador Marcos Leal Raposo Lopes.

 

ministra Ana Arraes abriu a reunião agradecendo a presença do chanceler e dos demais representantes do Itamaraty. “Gostaria de convidar o ministro Carlos França e todos aqui presentes a participar do XXIV Incosai, que ocorrerá em novembro de 2022, na cidade do Rio de Janeiro. Este será um acontecimento muito importante para o Brasil, e o apoio do MRE é fundamental para que possamos realizar o melhor evento possível”, ressaltou.

 

O ministro Carlos França se disse honrado e afirmou que o Itamaraty está à disposição do TCU para auxiliar na organização do congresso: “Gostaria de agradecer a oportunidade e dizer que é com muita honra que aceito o convite para participar de um encontro tão relevante. Podemos estabelecer um plano de trabalho e atuar conjuntamente em questões operacionais, logísticas e outras”.

 

Reconhecimento – O Incosai é o órgão supremo da Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (Intosai). Ele acontece a cada três anos e é chefiado pelo presidente da Entidade Fiscalizadora Superior (EFS) do país onde é realizado.

 

O XXIV Incosai será presidido pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Na ocasião, a Corte de Contas assumirá a presidência da Intosai para o triênio 2022-2025. “A presidência da Intosai se inicia com a realização do congresso mundial da entidade. Isso é motivo de muito orgulho para nós”, ressaltou o ministro Bruno Dantas. “Historicamente, a relação do TCU com o Itamaraty é de colaboração. O apoio, a expertise e a visão estratégica do MRE nos ajudarão a fazer uma gestão à frente da Intosai em favor do Estado brasileiro, obtendo bons frutos para a maior inserção do Brasil no cenário internacional. Estamos muito felizes com essa parceria”.

 

O vice-presidente do Tribunal também destacou que, nos últimos anos, o TCU tem vivido “um momento especial” de relacionamento com as demais EFS. “Atualmente nós ocupamos a vice-presidência da Intosai e presidimos o principal comitê da organização, o Comitê de Normas Profissionais, que discute, aprova e dissemina regras de auditoria que são parâmetros internacionais de qualidade. Esse é o reconhecimento dos nossos parceiros ao trabalho que temos desenvolvido”, reiterou o ministro Bruno Dantas.

 

tcu.png