Para orientar os gestores públicos a estruturarem seus sistemas internos de prevenção e combate ao assédio no ambiente de trabalho, o Tribunal de Contas da União (TCU) vai realizar, no dia 5 de maio, às 14h30, o evento on-line “Prevenção e Combate ao Assédio: Práticas e Modelo para Implantação”. O encontro será transmitido ao vivo pelo canal do TCU no YouTube.
No evento, o Tribunal vai apresentar sistema de prevenção e combate ao assédio moral e sexual desenvolvido a partir de conversas com especialistas, estudos e boas práticas adotadas por instituições públicas e privadas do Brasil e do exterior. O guia é baseado na implementação de quatro mecanismos: institucionalização, prevenção, detecção e correção.
A partir desse modelo, o TCU deve incluir em auditorias futuras a análise do nível de maturidade das organizações da administração pública federal em relação à implementação de iniciativas de prevenção e combate ao assédio, seguindo as determinações do Acordão 456/2022 – Plenário, relatado pelo ministro Walton Alencar Rodrigues.
Com esse modelo, o TCU espera contribuir para um ambiente de trabalho saudável, sustentável e respeitoso entre os colaboradores da administração pública federal.
Programação do evento:
14h30 – Abertura: Bruno Dantas – Ministro do Tribunal de Contas da União
14h40 – Impacto do assédio nas organizações: Lis Soboll – Professora da Universidade Federal do Paraná
15h – Apresentação do modelo de prevenção e combate ao assédio sexual e moral elaborado pelo TCU: Claudia Mancebo – Auditora Federal de Controle Externo do TCU
15h10 – A experiência na ONU na prevenção e combate ao assédio moral e sexual: Maristela Baione – Representante-residente assistente e coordenadora da área programática do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e conselheira do Centro de Altos Estudos em Controle e Administração Pública do TCU.
15h20 – Mesa Redonda: Experiências, práticas e obstáculos vivenciados na CGU, CNJ, TRF 4ª Região, Senado Federal, Petrobras: Salise Monteiro Sanchotene – Desembargadora do TRF da 4º Região e Conselheira do Conselho Nacional, de Justiça; Ilana Tromka – Diretora-geral do Senado Federal; Carmen Lucia Correa da Costa – Funcionária da Petrobras; e Gilberto Waller Júnior – Corregedor da CGU.
16h – Debate: perguntas dos participantes e do público no YouTube.
16h20 – Encerramento: Dione Mary de Cerqueira Barbosa – Secretaria de Controle Externo da SecexAdministração.
Serviço
Dia: 5/5/22, quinta-feira
Horário: das 14h30 às 16h30
Local: Canal do TCU no YouTube