No último dia 12 de março, foi realizado o primeiro de cinco encontros virtuais organizados como parte do treinamento oferecido pelo Programa Adopte, iniciativa da Organização Latino-Americana e do Caribe de Instituições Superiores de Controle (OLACEFS) com coordenação do Tribunal de Contas da União (TCU). A reunião contou com a participação de 87 auditores que compõem as equipes de 11 instituições superiores de controle (ISC) que aderiram à iniciativa.
O Programa Adopte busca promover a transformação digital e a realização de auditorias tecnológicas nas instituições de controle da OLACEFS. Ele combina diagnósticos de maturidade tecnológica com o desenvolvimento de estratégias e planos de ação em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). O programa é baseado nas ações LOTA (“Leverage On Technology Advancement”) e pICTure, da Iniciativa de Desenvolvimento da INTOSAI (IDI).
O programa se destaca pela abordagem piloto, buscando estabelecer novo modelo de cooperação técnica dentro da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (INTOSAI), presidida pelo TCU, e fortalecer o uso de tecnologias emergentes nas auditorias governamentais.
Os encontros virtuais constituem etapa fundamental para o treinamento dos profissionais das ISC e parceiros da OLACEFS para apoiar as atividades do Programa Adopte.
No primeiro encontro, três questões foram abordadas. Inicialmente, os participantes discutiram o tema “Onde está nossa ISC hoje?”, com foco em ferramentas digitais utilizadas atualmente nas auditorias e em processos manuais que poderiam ser aprimorados com uso de tecnologia.
O debate também tratou do tema “Barreiras e desafios: o que nos impede de avançar?”. Nesse quesito, as discussões giraram em torno dos obstáculos para adotar mais tecnologia em auditorias (capacidades, cultura organizacional, orçamento, infraestrutura) e da análise relacionada à incorporação de ferramentas digitais no trabalho dos auditores.
Por fim, o tema “Como iniciamos nossa transformação digital?” levantou quais são os primeiros passos para melhorar as auditorias tecnológicas; como o Adopte, SAI ITMA e LOTA SCAN podem ajudar no processo e quais estratégias podem ser utilizadas para superar resistências internas às mudanças. Os próximos encontros estão previstos para ocorrerem ainda no mês de março e em abril.
LOTA e pICTure
São componentes principais dentro de iniciativas de transformação digital e governança de TI para instituições superiores de controle. LOTA é a iniciativa projetada para ajudar as ISC a se manterem atualizadas e relevantes por meio do uso avançado de tecnologias e auditorias tecnológicas. Abrange várias tecnologias, incluindo segurança cibernética, inteligência artificial, blockchain, entre outras. O foco está em avaliar e otimizar a implementação e o uso de tecnologias nas atividades de fiscalização e governança das ISC. Ela auxilia as instituições de controle na realização de diagnósticos tecnológicos, o que pode ajudar a identificar áreas de melhoria e inovação nos processos de auditoria.
Já a pICTure é a iniciativa que apoia a governança de Tecnologias da Informação (TI) dentro das ISC. Ela incentiva abordagem holística e estratégica na gestão de informações, dados, aplicativos e tecnologia, buscando a otimização dos recursos de TI. É essencial para auxiliar as ISC a pensar estrategicamente sobre como as tecnologias são integradas e gerenciadas, contribuindo para governança de TI mais eficaz e alinhada com os objetivos institucionais.