TC Guiné-Bissau – Juíz Conselheiro Gássimo Djaló preside abertura do colóquio sobre controlo financeiro das finanças públicas no espaço UEMOA

Tribunal de Contas da Guiné-Bissau, promove, no passado dia 14 do mês de  maio, Colóquio subordinado ao tema: Controlo Financeiro das Finanças Públicas no Espaço UEMOA.

O evento insere-se no quadro de aprofundamento da cultura de prestação de contas, de reforço da transparência e da melhoria contínua da gestão  dos recursos públicos no seio dos Estados membros.

Durante o colóquio,  foram abordados temas relevantes como: as Competências,  Missão,  Organização  e funcionamento dos Tribunais  de Contas da UEMOA, facilitado pelo  Verificador de Contas do Tribunal da UEMOA,  Ousmane Sarr, seguido da comunicação do Professor Dr. Eugénio  Moreira que Abordou  o Controlo das Operações de Execução  Orçamental, que deu espaço para discutir os instrumentos  que garantem a legalidade, regularidade e eficácia  da execução orçamental prevenindo desafios e irregularidades.

Igualmente foi abordado a Avaliação e Auditorias  de Desempenho dos programas no âmbito do novo  quadro Harmonizado das Finanças Públicas,  abordado por Mbaye Diene,  Diretor de Auditorias e Verificação de Corte de Contas da UEMOA.

Em Representação do Conselheiro Presidente,  Juíz Conselheiro Gássimo Djaló, reafirmou, na ocasião, que o Tribunal de Contas compremete-se com a promoção da transparência,  da legalidade e da boa gestão dos recursos públicos e ainda como Órgão Superior de Controlo  Externo das Finanças Públicas,goza de plena consciência de responsabilidade  que lhe cabe no fortalecimento da confiança  pública e na consolidação do Estado de Direito.