TC Portugal – Tribunal de Contas em Seminário da OCDE e da INTOSAI

27/02/2024

A OCDE e a Iniciativa da INTOSAI para o Desenvolvimento (IDI) organizaram, em Paris, nos dias 26 e 27 de fevereiro, um seminário conjunto sobre o tema “Auditoria e Gestão das Finanças Públicas”.

O Tribunal de Contas participou neste Seminário, estando presentes os Juízes Conselheiros Ana Leal Furtado, José Manuel Santos Quelhas e Luís Cracel Viana.

As matérias em debate incidiram sobre as implicações da auditoria de desempenho na gestão financeira pública, em especial no que respeita à inovação das práticas de auditoria, ao impacto e valor acrescentados das mesmas e também aos cruciais aspetos relacionados com a profissionalização dos auditores.

Duarante o seminário foram também tratados outros temas relevantes como as relações entre a auditoria de desempenho e a o desempenho orçamental (Performance Financial Management, ou PFM), com foco na digitalização, na auditoria no âmbito da sustentabilidade e na orçamentação verde. Foi ainda apreciado o tema da literacia financeira e o papel dos Tribunais de Contas neste domínio.​

​Fonte: Tribunal de Contas de Portugal