TCU Brasil – Núcleo de IA do TCU leva inovação a conferências no Brasil e no exterior

Pesquisadores do Núcleo de Inteligência Artificial (NIA), vinculado à Secretaria de Tecnologia da Informação e Evolução Digital (Setid), foram selecionados para apresentar trabalhos em eventos científicos de destaque no Brasil e no exterior. As pesquisas, focadas em Inteligência Artificial Generativa, serão apresentadas no 35th Brazilian Conference on Intelligent Systems (BRACIS) e no subevento STIL, ambos em Fortaleza, além da 2025 IEEE International Conference on Systems, Man, and Cybernetics (SMC), em Viena, Áustria.

A auditora do Tribunal de Contas da União (TCU) Monique Monteiro será responsável pela apresentação do artigo “Pre-trained Code Language Models for Just-in-time Software Defect Prediction: An Empirical Study” no BRACIS, trazendo uma análise comparativa de modelos de linguagem para detecção em tempo real de defeitos em software. Já na SMC 2025, o foco será em aprendizado incremental com Small Language Models (SLMs), tema do artigo “Offline and Continual Just-In-Time Software Defect Prediction with Pre-Trained Language Models”.

O arquiteto de soluções Luís Felippe Carvalho apresentará no STIL o trabalho “Benchmarking Large Language Models for Text-to-SQL in Brazilian Portuguese and English”, que avalia 17 modelos para consultas em linguagem natural a bancos de dados em português e inglês.

A participação dos servidores do TCU nos eventos reforça o compromisso institucional com a transformação digital e a adoção de práticas inovadoras em tecnologia. O envolvimento direto em trilhas científicas de alto nível contribui para elevar a qualidade dos softwares desenvolvidos pelo órgão, com avanços na detecção de defeitos durante o desenvolvimento e na ampliação do acesso a dados estruturados por meio de linguagem natural.

Essas iniciativas geram benefícios concretos para as áreas finalísticas e de apoio do TCU, além de fortalecer a posição da instituição como referência em pesquisa aplicada e inovação tecnológica no setor público. Todo esse esforço de desenvolvimento técnico e inovação se reflete diretamente nos resultados entregues à sociedade.